terça-feira, 17 de novembro de 2015

O Fazer Bibliotecário

Com o advento das TICs na sociedade atual, os suportes de informação estão cada vez mais se multiplicando, as pessoas estão mudando seu estilo de buscar informação para sanar suas necessidades informacionais. Isso faz com que o profissional da informação entre em ação, fazendo o intermédio, o meio de campo entre a informação e seu usuário, oferecendo assim muitas formas de registrar e armazenar a informação para posteriormente, os usuários fazerem uso. Ao buscar a história dessa profissão, podemos perceber que o bibliotecário também tem se transformado no decorrer do tempo, afim de acompanhar a evolução tecnológica. Este profissional deixou de apenas realizar a guarda dos materiais bibliográficos, para ser um mediador ativo, em que participa de todo o processo de gestão da informação. E nesse atual cenário, a automação da informação, as tecnologias propriamente ditas veio para facilitar o trabalho dos bibliotecários. Todo o seu fazer, tem um porquê e tem que ser bem feito para atingir seu objetivo final que é permitir o acesso à informação.






Referências

http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/310/350


http://www.sbu.unicamp.br/seer/ojs/index.php/rbci/article/view/4119

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Áreas de atuação do bibliotecário


Ao contrário do que muitos pensam, o bibliotecário ao se formar estará apto a trabalhar em diversos setores. Sua formação acadêmica lhe garante o desenvolvimento de habilidades e competências que permite ao profissional agregar conhecimentos necessários para desempenhar as diversas funções disponíveis no mercado de trabalho. O aumento na produção informacional e das tecnologias de informação da atual sociedade, exigiram do profissional bibliotecário um elevado aperfeiçoamento em seu campo de atuação. Sendo assim, o bibliotecário que atuava somente nas bibliotecas como guardador de livros, é hoje o profissional da informação, pois tem a informação como seu objeto de trabalho. Nessa “era da informação” atual, as áreas de atuação do profissional bibliotecário não é apenas em ambientes tradicionais, como o mais comum: a biblioteca. As exigências que o mercado de trabalho apresentam fazem com que o bibliotecário sempre busque por mais especializações, para enriquecer seu currículo, oferecendo assim, serviços de qualidade que satisfaça as necessidades informacionais de seus usuários.
O nosso intuito é justamente mostrar as diversas áreas que os bibliotecários podem atuar. Abaixo temos uma ilustração em que sintetiza as possibilidades de atuação na qual iremos trabalhar neste blog.

Arvore_campos.jpg
Fonte: http://facesdabiblioteconomia.blogspot.com.br/