sábado, 27 de fevereiro de 2016

Bibliotecário e a biblioteca digital.



A mudança no suporte da informação dos rolos de papiro para os livros de pergaminho, a invenção da imprensa, as tecnologias de informação e comunicação associadas ao uso da internet, possibilitaram o aumento no fluxo informacional e como consequência o aumento nos recursos digitais para aquisição, armazenamento e disseminação de informações. Neste sentido, destacam-se as mudanças do livro de papel para o livro em meio eletrônico, da biblioteca tradicional para a biblioteca digital e no fazer do bibliotecário detentor da informação para o bibliotecário profissional da informação. A biblioteca digital está em constante transformação devido às inovações tecnológicas. Seu objetivo é disponibilizar informação em formato digital, possibilitando o acesso ao conteúdo informacional e aos serviços ofertados pela biblioteca tradicional por meio eletrônico, favorecendo a construção do conhecimento e a inclusão social e cultural. Neste contexto, o profissional da informação precisa desenvolver capacidades específicas e deter o conhecimento de seus usuários para atuar nestas unidades de informação, bem como estar atento às suas permanentes atualizações.
Fonte: http://revistasic.gumilla.org/


REFERÊNCIAS 



<http://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/101/92 >





Bibliotecário Jurídico

Essa é mais uma faceta do profissional da informação, o trabalho desenvolvido na área jurídica. Sua principal atribuição é a localização de informações específicas que possam suprir as necessidades informacionais dos usuários ligados ao Direito. Para tanto, é fundamental que o bibliotecário pesquise e conheça fontes específicas desta área do conhecimento. É preciso ter noção de direito, da linguagem utilizada, enfim se especializar no conhecimento jurídico para ter segurança na função que irá desempenhar. Pois não se trata apenas de organizar livros, é preciso ir além e entender sobre o sistema jurídico nacional e sobretudo que esse campo de conhecimento mantém atualizações  constantes, ou seja, é um profissional que terá que se renovar frequentemente. Sua atuação poderá ocorrer em diversos ambientes, tais como: escritórios de advocacia, universidades, bibliotecas jurídicas e orgãos de administração pública e, pelo conhecimento especializado adquirido,  poderá exercer também o cargo de consultor. Se optar por produzir informações jurídicas, tem a possibilidade de criação e manutenção de portais jurídicos, blogs ou outras ferramentas em que possa selecionar e indicar páginas da Web que obtenham informações relevantes e confiáveis para esse  público. Enfim, parece ser difícil, num é?! Mas com toda certeza valerá a pena, porque um trabalho nesse nível será bem recompensado e claro muito bem remunerado.

Fonte: http://www.grzero.com.br/ofertas-de-livros-juridicos/


Referências:

http://fontesgerais.blogspot.com.br/2011/11/atribuicoes-do-bibliotecario-juridico_24.html

http://www.infolegis.com.br/wa_files/perfilbibjuridico.pdf

http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/especialidade-do-bibliotec%C3%A1rio-jur%C3%ADdico-bases-para-uma-intera%C3%A7%C3%A3o-com-o-usu%C3%A1rio-operador-do

http://repositorio.furg.br/handle/1/5952


http://www.ebah.com.br/content/ABAAABpLAAA/bibliotecario-juridico-na-contemporaneidade

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Bibliotecário Médico: sua atuação

A formação acadêmica em Biblioteconomia é de forma generalista, mas algumas instituições oferecem cursos voltados especialmente para a área da saúde. Engana-se quem acha que este profissional trabalha somente em hospitais e clínicas, os chamados bibliotecários médicos exercem suas funções em biblioteca médicas das Instituições de ensino e de saúde, em corporações, agências governamentais. 
Esses profissionais são parceiros significativos dos grupos que cuidam da saúde da população, são importante por fornecer informações de alta qualidade tanto para sua equipe quanto para a comunidade em geral, em outras palavras a função do profissional da informação em saúde é agregar equipes médicas com a sua principal função: procurar, filtrar e fornecer informações em relação à medicina para decisões clínicas. 
                                                                             

Pode atuar, ajudando/cooperando:                                


  • no diagnóstico médico;
  • na realização de pesquisas acadêmicas para os estudantes, docentes e pesquisadores de medicina;
  • na disseminação de informações sobre saúde aos usuários.




Fonte: https://www.google.com.br/search?q=bibliotec%C3%A1rio+m%C3%A9dico&biw=1366&bih=630&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjni_btj43LAhVFEpAKHUvHBu4Q_AUIBigB#imgrc=8EI8VG8XD4ethM%3A




Referências

http://www.datagramazero.org.br/abr09/Art_05.htm

http://eprints.rclis.org/13398/1/TCC_-_Moreira,_Fernando.pdf

http://www.ufpb.br/evento/lti/ocs/index.php/enancib2015/enancib2015/paper/viewFile/2936/1265

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Bibliotecário: Mediador da Informação


Na atual sociedade bombardeada pela imensa quantidade de informações, destaca-se a necessidade de profissionais qualificados, que estejam aptos para além de localizar e organizar tais informações disseminá-las de forma eficiente e eficaz. Nesse sentido, volta-se a atenção para o bibliotecário, pois é o responsável por todo o processo de mediação da informação. Seria então, o bibliotecário, o conhecedor de todas as coisas? Não, porém é imprescindível que o mesmo busque atualização constante sobre as suas competências e conheça tanto as fontes de informação quanto as estratégias para localizá-las e disponibilizá-las conforme o desejo de seus usuários.



fonte: http://www.ecrconsultoria.com.br/blog


REFERÊNCIAS

DIAS, M. M. K. et al. Capacitação do bibliotecário como mediador do aprendizado no uso de fontes de informação. Disponível em: < http://eprints.rclis.org/6457/1/v.2,_n._1,_p._1-16.pdf>

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

A Ética e o Profissional da Informação

Qualquer que seja a área de atuação, a ética faz parte da competência e sucesso do profissional. Na área da Biblioteconomia não é diferente, os profissionais da informação necessitam determinadas competências e habilidades específicas para alcançar seus objetivos eticamente. Atuar de forma ética, é trabalhar com responsabilidade em primeiro lugar. O bibliotecário de referência, especificamente, mantém contato mais pessoal com os usuários, o que exige que esse profissional não fuja das ações éticas, mesmo se tratando de conversas mais informais. Dessa forma, o bibliotecário precisa lidar com a informação  e seus usuários de maneira ética, procurando sempre conhecer as necessidades desses usuários e oferecer informações que satisfaçam suas questões. Além disso, necessita aprimorar seus conhecimentos, suas competências e melhorar suas técnicas para satisfazer seus usuários e ter sucesso em sua carreira.
Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/51/Etica9.png





Referências

http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/686/666

file:///C:/Users/Ceca/Downloads/1505-1518-1-PB.pdf






quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Vídeo "Bibliotecário: o profissional de ontem, hoje e amanhã"


O Conselho Federal de Biblioteconomia criou esse vídeo para nos mostrar justamente as atividades realizadas pelo bibliotecário. Vamos ver?


Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=KW4JXJvM0Gg